quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

12 Anos de Escravidão - Um Filme Sobre Sobrevivência

 
Esse filme eu demorei um pouco pra ver , mas quando vi , tomei um baque de realidade na cara , não que já não soubesse , mas deu uma nova perspectiva á escravidão .
Conitnue Lendo

"Solomon é um homem livre na parte norte dos Estados Unidos, que tem tem um talento natural pra música . Com seu violino encanta todos que ouvem sua música , até que dois homens se oferecem pra fazer uma espécie de turnê pelo país . Até que em uma noite de comemoração dessas turnês , Solomon acorda acorrentado pronto pra ser comercializado no mercado da escravidão " . E assim começa a história .

Com certeza é um filme muito , mas muito emocionante . Pois trata a escravidão de forma que é pra ser tratada . Não trata os negros de forma especial . O que quero dizer com isso ? Há cenas em que escravos são enforcados na rua de forma totalmente natural , que é o que acontecia naquele tempo . Ninguem se importa . É a vida passando . Não há musica dramática pra cada morte de um escravo no filme ,e isso é um puta de um ponto positivo , pois o filme não pode ficar de dramaticidade o tempo todo . A escravidão bota os negros numa das piores situações de todas , que é ser escravo( óbvio) e de não poder ajudar o irmão , se não toma chicotada . É um sentimento horrível de se ver ali , acontecendo . Você quer que ele ajude , mas depois de ver ele tomando tanto no buts durante o filme você quer apenas que ele obedeça pra não acabar morto . O ponto forte de Solomon ou fraco né . É não aceitar que virou um escravo , pois ele é um homem que foi sequestrado . Ele não aceita seu nome de escravo ( Platt) e sua vida , pois ele tem uma família . Como é possível isso ? E tu para pra pensar que realmente coisas assim existiram . Pessoas compravam pessoas , pois acreditavam serem maiores que as outras . Isso é algo díficil de engolir .
A outra parte díficil é que nós negros que assistimos o filme nos conformamos com a escravidão e dizemos : Pô! Pelo menos o cara não era tão trouxão assim ...
Mas como se conformar com uma coisa dessas ? Mas tá ! As cenas são muito chocantes , mas ele acontecem tão naturalmente que parece coisa cotidiana . Algumas coisas acontecem no fundo , outras é pela perspectiva do personagem , deixando tudo muito normal , porque era normal . Contamos com vários atores conhecidos no filme como o astro de Sherlock , Benedit . Brad Pitt que tambem é produtor . E Claro , Michael Fassbender(Magneto do primeira classe e Desmond Milles nos futuros filmes de Asasssin's Creed) . Ele tem uma maravilhosa atuação . Me fazendo crer mesmo que ele é 100% otário . Ele é tão desprezível que fiquei com mais raiva dele do que do DiCaprio no Django . E claro , a cena principal pra mim , que rendeu o ator a indicação ao oscar é quando ele realmente aceita que é um escravo e nada vai mudar a situação . Nem Deus , nem Diabo , nem nada . Ele vai morrer ali , sendo escravo forever . A cena é muito bonita , e discreta . Ele não acorda a galera dizendo que finalmente é escravo . É algo simples que tu percebe que é ali que ele aceita o nome Platt . O filme é tão detalhista que de tanto apanhar , Solomon acaba desenvolvendo uma posição arisca , e tem medo de qualquer pessoa branca que chega perto dele , acompanhado de uma posição corcunda , e se tropeçando todo , pra mostrar o desgaste físico e psicológico que sofrera . É um filme muito bonito , e sua cena final conta como um alívio no coração dos espectadores . E ficando refletindo , que acabou . Não tenho mais dúvidas de porque está concorrendo o oscar . É uma visão de um escravo , e não um drama . É um filme sobre luta , sobre esperança . Não espere chorar com músicas tristes ao fundo com uma camera lenta . As coisas que acontecem são muito rápidas . É pra ficar horrorizado e não com pena . Isso é 12 Anos de Escravidão .


Isso me lembra um pouco a questão de cotas que levantei aqui no blog há um tempinho atrás . Sobre a Consciência ou Desconsciência Negra . E ah ! Já que tamo nessa vibe , há um Twitter rolando por ai que da Retweet em alguns postagens de origem duvidosa do pessoal de lá . Maioria nem são racismo de verdade(Acredito eu ) é apenas uma forma errônea de se expressar , mas que na internet pode ser mal interpretado . Da uma olhada lá no @NãoSouRacista  e da uma lidinha nas parada .

Nenhum comentário: